Este blogue tem como objetivo primordial divulgar o trabalho realizado na disciplina de TIC, ao longo do semestre, do curso de Mestrado em Estudos da Criança - Associativismo e Animação Sócio-Cultural.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Comunidades virtuais ou sociedade de rede? - Breve Comentário


A Internet é um meio de comunicação, cada vez mais utilizado.
Hoje em dia, as pessoas e principalmente os jovens vivem no mundo virtual, onde a verdadeira realidade é esquecida. De acordo com Manuel Castells, " A internet foi acusada de induzir gradualmente as pessoas a viver suas fantasias on-line, fugindo do mundo real, numa cultura cada vez mais dominada pela realidade virtual" (p. 99). Estas pessoas acabam por ser tornar uns seres solitários, vivem para uma tela. O tempo que têm a mais, a curiosidade e a descoberta inspira e aspira os jovens a aceder a este bichinho, " a Internet" ,onde as fantasias pessoais são preponderantes.
Sherry TurKle defende, no seu estudo, que " As pessoas que vivem vidas paralelas na tela são, não obstante, limitadas pelos desejos, a dor e a mortalidade de suas pessoas físicas" (p. 100).
Por outro lado, os grandes defensores dizem que a internet é utilizada maioritariamente para fins profissionais e familiares. O e-mail é a ferramenta mais usada, a qual permite interagir facilmente com as relações de trabalho, família e amigos. Dizem ainda que, as pessoas que utilizam mais a Internet, são aquelas que têm uma vida social mais ativa, que estão mais com a familia, com os amigos, conseguindo comunicar -se com facilidade, mesmo permanecendo fisicamente muito distantes.
Em suma,são mais os defensores do que os críticos da Internet,concluindo os primeiros, que o uso da Internet traz mais benefícios que desvantagens, quer a nível pessoal, quer profissional.
Tanto a Internet, como o telemóvel vieram tornar mais perto, o que por vezes, está tão longe!

Castells, M. (2003). A Galáxia da Internet : Comunidades virtuais ou sociedades de rede? Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.

Comentário realizado pelas alunas Marisa e Isabel.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá meninas, vamos a ver se desta vez o comentareio fica visivel!
O comentario que fazem à obra "imensa" de Castells é apenas uma gota de agua no oceano mas o que concluem é muito verdade mesmo. Em termos formais, algumas achegas:
- Internet sempre com maiscula;
- as citações textuais tem de incluir obrigatoriamente a pagina onde forma lidas;
- as citações secundarias tem de ser referenciadas na obra lida; por exemplo Sherry Turkle foi lida em Castells não é? Logo deveria ser citada assim. Sherry Turkle (data, citada em Castells,2003)....
Até logo!