Este blogue tem como objetivo primordial divulgar o trabalho realizado na disciplina de TIC, ao longo do semestre, do curso de Mestrado em Estudos da Criança - Associativismo e Animação Sócio-Cultural.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Sociedade do conhecimento: professores conscientes... cidadãos ativos

A Sociedade da Informação está em constante mudança, o que se deve aos fulminantes avanços da tecnologia.
No mundo de hoje, a Tecnologia de Informação torna-se uma ferramenta fundamental, pelo que temos que desenvolver e aprofundar as nossas competências, conhecimentos e habilidades.
Fabela (2005) define a sociedade da aprendizagem, " como um ambiente no qual a pluralidade de actores contribui para que haja a construção do conhecimento de forma partilhada, numa perspectiva contínua e processual, quer a nível individual ou colectivo, e em todos os domínios da sociedade" (p.11). A aprendizagem acontece em contextos formais e informais, em vários aspetos do quotidiano, nas relações que estabelecemos.
Neste contexto de informação e conhecimento, nós, como professoras, em ambiente formal, devemos adotar estratégias pedagógicas inovadoras, tendo para isso que procurar formação contínua, que permita acompanhar as mudanças tecnológicas com uma análise crítica das informações e propiciando aos alunos a construção do seu próprio conhecimento, pela organização da multiplicidade de informação, de acordo com as suas necessidades. Nós, enquanto parte da escola, temos um papel fundamental, nestes novos desafios, no sentido de dotar os alunos de competências que lhes permitam  gerir o conhecimento prévio, adaptarem-no à mudança e continuarem a aprender de forma autónoma e com os outros.
Da leitura deste artigo, concluímos que  o caminho de informação, conhecimento e aprendizagem deve ser contínuo, com " aprendizagem ao longo da vida", onde a escola é um lugar privilegiado, "propiciador ao desenvolvimento do ser humano na sua plenitude" (Coutinho, 2011), sendo o seu grande desafio formar cidadãos críticos, ativos,  responsáveis e conscientes do seu papel, nesta sociedade do conhecimento.

Coutinho, C., Lisbôa, E. (2011). Sociedade da Informação, do Conhecimento e da Aprendizagem: Desafios para a Educação no Século XXI. In: Revista de Educação, vol. XVIII, n.º 1, 5-22   

 Comentário realizado pelas alunas Marisa e Isabel.              

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá meninas, cá estou de novo, parece que desta vez consigo deixar os comentarios visiveis mas tenho optado pela categoria de anonimo...
Sobre este texto repito o que referi no comentario que fizeram ao texto de Castells: está curtinho mas correcto. Revejam a questão da escrita académica, citações textuais exigem indicação da pagina da fonte lida e não esqueçam que o artigo tem 2 autores não um só. Tentem corrigir por favor.
Quanto ao blog em si, não gosto daquele subtitulo a negro e a bold. Melhor retirarem, visualmente não resulta mesmo. A mensagem que lá esta pode fazer sentido no 1º post do blog mas não precisa de estar num lugar de tanto destaque como está...
Abc
CC

Isabel disse...

Obrigada professora Clara, já efetuamos as correções que referiu. Agradecemos a sua orientação.
Apesar de chegarmos atrasadas às aulas, por questões profissionais, queremos salientar que nos empenhamos muito neste trabalho e nesta UC.
Melhores cumprimentos.

As alunas Isabel e Marisa.